top of page
  • Foto do escritor

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER: UMA JUSTA HOMENAGEM!

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul presta aqui sua homenagem e solidariedade às mulheres de todo o Brasil e do mundo por esta data tão especial que é o 8 de Março –¬ Dia Internacional da Mulher – e que este ano acontece nesta segunda-feira. Trata-se de uma data histórica que representa a luta da mulher trabalhadora por direito e justiça social.

Considere-se, pois, que a data em questão refere-se a uma ação de mulheres trabalhadoras americanas que, em 1857, ao reinvidicar mudanças nas relações de trabalho e melhoria das suas condições de vida, foram agredidas publicamente pelos patrões e a polícia e 129 delas queimadas vivas como castigo por sua ousadia em sonhar com a liberdade, com uma sociedade menos desigual do ponto de vista sócio-econômico e, porque não dizer, politicamente diferente.

Pesquisas mostram que nesses tempos de pandemia e tendo por base o ano de 2020, houve um aumento de 22% nos casos de feminicídios no país. Por outro lado, de acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio Contínua (PNAD Contínua) realizada pelo IBGE, cerca de 7 milhões de mulheres perderam ou tiveram que deixar seus empregos por causa da pandemia de Covid-19. Dois milhões a mais do que entre os homens em condições iguais.

Não custa ainda lembrar que as lutas gerais dos trabalhadores no Brasil e no mundo, por redução de jornada de trabalho, fim do trabalho infantil, contra os baixos salários, por moradia, etc., iniciaram-se sob o comando das mulheres. Foram elas que, em um primeiro momento, assumiram posição de combate contra a exploração de milhões na sua luta por dignidade e direitos.

O que se pretende aqui é uma justa homenagem às mulheres de todas as etnias, de todas as idades, credos e beleza, pela coragem, valentia e capacidade de ação na sua luta por igualdade e justiça. E tudo isto sem jamais perder a ternura e a graciosidade tão características na alma feminina.

Parabéns, mulheres pelo 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Suas lutas não têm sido, nem nunca serão em vão. Com tuas mãos forjas o aço, com o teu calor aqueces a vida e com tua luta nasce um mundo novo.

4 visualizações0 comentário
bottom of page