As vendas de veículos cresceram 3,65% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados, ontem (4), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa as concessionárias. Trata-se do primeiro resultado positivo nesse tipo de comparação desde 2013.
De janeiro a junho foram emplacados 1,019 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no país, contra 983,5 mil no mesmo intervalo do ano passado.
O resultado positivo foi puxado pelas vendas de carros e comerciais leves, que somaram 991,5 mil unidades, alta de 4,25% no primeiro semestre, também o melhor desempenho em quatro anos.
No sentido contrário, o licenciamento de pesados caiu 13,8% na mesma comparação, para 32,4 mil veículos.
Em junho, o segmento de automóveis e comerciais leves teve 189.229 unidades emplacadas, com queda de 0,47% em relação a maio, mas alta de 13,7% contra o mesmo mês do ano passado.
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., apesar de junho ter contado com um dia útil a menos (21, contra 22 dias em maio), o crescimento de 4,5% nas vendas diárias de carros e comerciais leves, para 9 mil unidades, praticamente anulou esse efeito.
“Junho mostrou-se um mês bastante agitado politicamente, o que gerou, inclusive, pequena queda nos índices de confiança de curto prazo. Porém, isso não afetou a tendência de melhora (nas vendas do setor), resultando em um encerramento de primeiro semestre positivo”, declarou Assumpção.
Como resultado, a Fenabrave revisou para cima a previsão de vendas de automóveis e comerciais leves para o encerramento do ano – de alta de 2% para 4,3%.
Em contrapartida, o segmento de caminhões e ônibus teve sua projeção piorada, de crescimento de 3,15% ao final deste ano para retração de 10,2%.
As vendas do setor de pesados, porém, esboçaram reação no final do primeiro semestre. Em junho foram emplacadas 5.742 unidades, com alta de 5,6% em relação a maio e de 6,5% ante o mesmo mês do ano passado.
Mais vendidos
O GM Onix foi o automóvel mais vendido do país em junho, com 14,9 mil unidades emplacadas. O ranking inclui, na sequência, Hyundai HB20, Renault Sandero, Ford Ka e GM Prisma.