Após quatro anos, vendas de veículos novos voltam a crescer no 1º semestre

As vendas de veículos cresceram 3,65% no primeiro semestre em rela­ção ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados, ontem (4), pela Fede­ração Nacional da Distribuição de Veí­culos Automotores (Fe­­­­na­brave), que re­pre­sen­­­ta as concessio­nárias. Trata-se do primei­ro resultado positivo nesse ti­po de comparação desde 2013.

De janeiro a junho foram emplacados 1,019 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no país, contra 983,5 mil no mesmo intervalo do ano passado.

O resultado positivo foi puxado pe­las vendas de carros e comerciais leves, que somaram 991,5 mil unidades, al­ta de 4,25% no primeiro semestre, também o melhor desem­penho em quatro anos.

No sentido contrário, o licenciamento de pesados caiu 13,8% na mesma comparação, para 32,4 mil veículos.

Em junho, o segmento de automóveis e comerciais leves teve 189.229 unidades emplacadas, com queda de 0,47% em relação a maio, mas alta de 13,7% contra o mesmo mês do ano passado.

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., apesar de junho ter contado com um dia útil a menos (21, contra 22 dias em maio), o crescimento de 4,5% nas vendas diárias de carros e comerciais leves, para 9 mil unidades, praticamente anulou esse efeito.

“Junho mostrou-se um mês bastante agitado politicamente, o que gerou, inclusive, pequena queda nos índices de confiança de curto prazo. Porém, isso não afetou a tendência de melhora (nas vendas do setor), resultando em um encerramento de primeiro semestre positivo”, declarou Assumpção.

Como resultado, a Fenabrave revisou para cima a previsão de vendas de automóveis e comerciais leves para o encerramento do ano – de alta de 2% para 4,3%.

Em contrapartida, o segmento de caminhões e ôni­bus teve sua projeção piorada, de crescimento de 3,15% ao final deste ano para retração de 10,2%.

As vendas do setor de pe­sados, porém, esboçaram reação no final do primeiro semestre. Em junho foram emplacadas 5.742 unidades, com alta de 5,6% em relação a maio e de 6,5% ante o mesmo mês do ano passado.

Mais vendidos

O GM Onix foi o automóvel mais vendido do país em junho, com 14,9 mil unidades emplacadas. O ranking inclui, na sequência, Hyundai HB20, Renault Sandero, Ford Ka e GM Prisma.

Get Social

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2019 - Metalúrgicos de São Caetano do Sul