top of page
  • Foto do escritor

Caixa começa a liberar R$ 500 do FGTS nesta sexta-feira

Primeiros a receber serão os nascidos entre janeiro e abril. Correntista da Caixa que não quer optar precisa avisar o banco.

Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS: economistas apontam que a medida pode não ter um impacto tão grande na economia como previu Paulo Guedes. Isso porque as pessoas devem usar esse dinheiro para o pagamento de contas

A partir da sexta-feira (13), quem tem conta poupança ou é correntista da Caixa receberá automaticamente os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), limitados a R$ 500 por conta.

Os primeiros a receber são aqueles que fazem aniversário em janeiro, fevereiro, março ou abril. Quem tiver conta-poupança e não quiser receber o FGTS, tem que efetuar o desfazimento. Os correntistas recebem automaticamente caso tenham autorizado o banco a fazer o depósito.

Veja as datas de recebimento

Para os demais trabalhadores, a liberação do dinheiro começa a partir de 18 de outubro, conforme o mês de seu aniversário.


Datas para quem tem conta-poupança na Caixa ou autorizou o depósito na conta corrente:

  1. Nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril: recebem a partir de 13/9/2019;

  2. Nascidos em maio, junho, julho e agosto: recebem a partir de 27/9/2019;

  3. Nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro: recebem a partir de 9/10/2019;

O dinheiro do FGTS fica disponível para saque até 31 de março do ano que vem. Quem optar por não realizar o saque não perde o dinheiro, que volta para a conta do FGTS.

Saque-aniversário é diferente

A Caixa Econômica criou uma nova forma de sacar o dinheiro do FGTS: é a modalidade chamada de saque-aniversário, que nada tem a ver com o que explicamos acima.

Quem optar pelo saque-aniversário, que só estará disponível a partir de 2020, poderá sacar uma quantia do FGTS todos os anos no mês de seu aniversário.

Confira a tabela de valores:


No entanto, vale ficar atento! O trabalhador que optar por essa modalidade não poderá sacar o dinheiro em caso de demissão sem justa causa. É possível voltar para a modalidade antiga somente depois de dois anos da data do último saque.

Fonte: RBA

1 visualização0 comentário
bottom of page