Metalúrgicos entregam pauta de reivindicações aos patrões
A representação de diversos sindicatos de metalúrgicos do Estado de São Paulo filiados à Força Sindical e com data-base em novembro, esteve reunida na última quinta-feira (27/09), na FIESP, para a entrega da pauta conjunta de reivindicações, dando início ao processo de negociação. No caso dos metalúrgicos de São Caetano do Sul, a pauta foi aprovada em assembleia realizada na tarde de sexta-feira (20/09/2018).
Entre os principais pontos da pauta estão o reajuste salarial, valorização dos pisos salariais, redução da jornada semanal de trabalho, garantia de empregos e cláusulas sociais e econômicas que constam da atual Convenção Coletiva de Trabalho.
A Campanha Salarial é unificada entre os 52 sindicatos de metalúrgicos do Estado ligados à nossa Federação (Fedmetalsp) e envolve cerca de 700 mil trabalhadores.
Segundo o presidente do sindicato, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, “De maneira nenhuma pretendemos abrir mão de conquistar aumento salarial. Entretanto, diante da difícil situação posta, é preciso ter em mente uma nova estratégia de negociação que, antes de tudo, permita que direitos e conquistas, via cláusulas sociais inseridas em convenções e acordos coletivos, preencham o espaço na legislação em função das mudanças ocorridas na CLT e se avance na constituição de direitos relacionados à cidadania social”.
PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES
Reposição integral do índice de inflação com base no INPC;
Aumento real;
Redução da jornada semanal de trabalho;
Garantia de emprego aos acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais;
Aumento real do salário;
Valorização dos pisos salariais;
Ampliação dos direitos sociais;
Contra a reforma trabalhista e a terceirização irrestrita.