top of page
  • Foto do escritor

Exportações incrementam produção de veículos em abril

Demanda ainda não refletiu quadro de funcionários, que continua em queda

As montadoras instaladas no País produziram 191,1 mil veículos em abril, o que representa aumento de 11,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado foi influenciado pelas exportações, que cresceram no mesmo período em 48%, enquanto as vendas internas reduziram 3,7%. É o que apontam dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Produção cresceu 11,4% em relação a abril do ano passado. / Foto: Divulgação

No mercado interno foram licenciadas 156,9 mil unidades no quarto mês deste ano. A venda para outros países totalizou 58,7 mil veículos – o que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Por segmento, os veículos leves somaram 136,1 mil unidades vendidas em abril, retração de 0,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 17,2 em relação a março. Entre os pesados foram licenciados 3.338 caminhões e 787 ônibus.

Com a demanda do mercado interno ainda reprimida, o nível de estoque permanece elevado, com 135,8 mil veículos parados nas concessionárias e 80,6 mil nos pátios das fábricas.

EMPREGO

Mesmo com o aumento na produção na comparação entre os meses de abril, o nível de emprego continua em queda, com a redução de 8,4 mil funcionários no período. Atualmente, são 120,9 mil trabalhadores nas empresas associadas.

2 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page