INFORME DO SINDICATO AOS TRABALHADORES METALÚRGICOS COM DATA BASE NOVEMBRO/2025
- 15 de out.
- 2 min de leitura
Negociação salarial é iniciada e passos importantes estão sendo dados na busca de conquistas para os metalúrgicos
Em reunião realizada na manhã de hoje, 14/10, na sede da Federação dos Metalúrgicos do estado de São Paulo, com presença de dirigentes sindicais de todo o estado afiliados à entidade, foi discutida uma linha de ação – estratégia de luta - em relação ao processo de negociação salarial/2025 que ora se inicia entre os 54 sindicatos de metalúrgicos, a Fetmetalsp e os representantes de diversos setores patronais.

A pauta conjunta de reinvindicações já foi entregue aos patrões e as negociações tiveram início, considerando que, para nós trabalhadores/as é importante a recuperação integral da inflação acumulada nos últimos 12 meses até 31 de outubro, tendo por base o INPC, porém assegurando aumento real do qual não abrimos mão.
Sabemos que a situação da economia no geral é de crescimento, o desemprego está reduzido e, em que pese alguns percalços, como o “tarifaço” imposto pelo governo norte-americano às exportações brasileiras, esses não atingem toda a nossa categoria.
Por essa razão é que a nossa luta deve ser a mais mobilizadora e abrangente possível. Pois aumento real é o fator que permite recompor o poder de compra dos salários. Particularmente dos pisos salariais.
Por outro lado, faz-se necessário assegurar a manutenção das cláusulas sociais que constam da nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) na qual estão inseridos uma serie de conquistas que vai além do que determina a legislação trabalhista e por isso mesmo precisa ser mantida e mesmo ampliada. E isto só se assegura com organização e muita mobilização.
Não há razão alguma para que os trabalhadores(as) metalúrgicos fiquem de fora dessa luta. Até porque ela diz respeito a conquistas e estas somente são possíveis com a participação de todos e todas.
As reuniões com os grupos patronais estão marcadas para semana que vem apartir do dia 20/10/2025 com os grupos patronais. iremos negociar uma proposta que tragam aumento real para os trabalhadores(as).
O nosso sindicato, como representante da categoria metalúrgica de São Caetano do Sul, possui larga experiência em negociação, está à frente desse processo e qualquer novidade em relação a esta e a outras questões todos serão informados. UNIDOS E MOBLIZADOS HAVEREMOS DE VENCER!
São Caetano do Sul, 14 de outubro de 2025.
A Diretoria do Sindicato.


