Negociação com sindicato faz GM prorrogar lay-off por mais 70 dias para os 754 trabalhadores afastad

Após inúmeras rodadas de negociação entre a diretoria do nosso sindicato e a empresa General Motors, referentes a investimentos na planta de São Caetano do Sul e ainda sobre os 754 empregados inseridos no Lay-off que se encerraria no próximo dia 09/02, a nossa entidade conseguiu a sua prorrogação por mais 70 dias. O que representa uma importante vitória neste momento de desemprego em alta.

Pelo acordo, o lay-off será prorrogado do dia 10 de fevereiro a 19 de abril de 2017. Portanto, um período curto, mas importante, para que, até lá, seja encontrada uma solução definitiva para o problema dos empregados que estão afastados. Até porque na visão do sindicato espera-se que 2017 seja um ano de reaquecimento da economia e, havendo crescimento econômico, os empregados afastados possam ser reintegrados à produção.

Cumpre destacar que, entre esses 754 afastados por meio do sistema lay-off, existe uma parcela ausente da produção desde outubro de 2014. A empresa, por sua vez tem alegado que devido à queda na produção e venda de veículos não há como continuar mantendo por tanto tempo um expressivo número de trabalhadores em tal situação. Ainda assim, o sindicato acredita em saídas outras que não impliquem em demissão desses companheiros.

A direção da GM comunicou ainda ao sindicato a abertura de Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os empregados horistas que vai do dia 08/02 a 13/02/2017. Por se tratar de demissão voluntária e não obrigatória, ao receber os pagamentos indenizatórios os trabalhadores estarão dando plena, geral e irrevogável quitação do contrato de trabalho até então mantido com a empresa.

3 visualizações

Get Social

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2020 - Metalúrgicos de São Caetano do Sul