São Caetano fecha Estação Jovem aos fins de semana

Jovens estão sem espaço de lazer e pista de skate desde o início do ano

Portões principais ficam trancados aos fins de semana. Foto: Fabiano Ibidi

Uma grande opção de lazer para os jovens de São Caetano não está mais disponível aos fins de semana. A Estação Jovem não está abrindo aos sábados e domingos, como antes fazia, para utilização da pista de skate, biblioteca com midiateca, teatro, quadra e demais espaços.

O horário de funcionamento aos fins de semana era do meio-dia às 18h. Nesta segunda-feira (20/03), o horário de funcionamento foi alterado no Facebook da Estação Jovem, informando que o espaço fica fechado aos sábados e domingos, abre de terça a sexta das 10h às 18h e, às segundas-feiras, do meio-dia às 18h e também entre 21h e 22h.

Lugares mais distantes

O estudante Matheus de Sousa Rocha, 19 anos, mora em São Caetano e encontrou os portões com cadeado quando foi ao local para andar de skate de fim de semana. “Tenho que ir pra lugares mais distantes, em São Paulo, por conta disso, como a praça Roosevelt”, contou. O jovem costumava ir ao local frequentemente.

Preocupado com o que estava acontecendo com a Estação Jovem, o estudante Pedro Mendonça, 20 anos, ligou para o espaço durante a semana. “Falaram que estão com quatro funcionários lá e que é por isso que não estão abrindo”, contou. “Para nós fica claro que é uma política de desmonte dos espaços públicos e da possibilidade da juventude ocupá-los”, desabafou.

‘Não fizeram nada’

O jovem buscou o local para tentar realizar uma atividade chamada Cursinho do Povo, que trata-se de aulas populares para vestibulandos, aos fins de semana, mas não obteve retorno positivo. “O espaço tinha várias atividades, como shows, cursos, foodtrucks. Esse ano não fizeram nada”, relatou.

População não pode mais utilizar a pista de skate aos sábados e domingos. Foto: Fabiano Ibidi

A Estação Jovem foi instituída pela Comjuv (Coordenadoria Municipal da Juventude de São Caetano). Em 23 de janeiro, a instituição informou nas redes sociais que a o espaço e a pista de skate passaram por uma avaliação técnica e operacional. “Pedimos a compreensão de todos, mas ainda nos próximos dias, devido as fortes chuvas, seremos obrigados a deixar a pista fechada para limpeza e manutenção, assim como algumas áreas do espaço”, diz trecho do texto.

Outro lado

A Prefeitura de São Caetano foi procurada para esclarecer o caso, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.

1 visualização

Get Social

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2020 - Metalúrgicos de São Caetano do Sul